O manual traz informações referente as eleições 2024, com especial atenção às mulheres e pessoas negras
Publicado em 15/08/2024 12h27
Começa na próxima sexta-feira (16), a transmissão da propaganda eleitoral gratuita, e para fornecer à sociedade uma perspectiva inclusiva sobre o processo e as normas eleitorais, o Ministério da Igualdade Racial lançou o Guia Eleitoral para Mulheres e Pessoas Negras.
Construído numa parceria com o Ministério das Mulheres e Senado Federal, a publicação busca contribuir para a difusão simplificada de informações importantes para todos os candidatos às eleições de 2024, com especial atenção às mulheres e pessoas negras.
O guia apresenta informações explicativas sobre o processo eleitoral da pré-campanha e campanha; direitos e deveres das pessoas candidatas; conduta das pessoas eleitoras; violência política de gênero; fraude as cotas de gênero e o calendário eleitoral.
A ministra Anielle Franco afirma que o combate às desigualdades raciais, sociais e de gênero faz parte do principal compromisso do Estado com a população brasileira. “Estamos trabalhando constantemente para aumentar a representatividade nos espaços de tomada de decisão no cenário político brasileiro. O Guia é uma importante ferramenta de fortalecimento da democracia e das políticas de ações afirmativas”, destaca.
Fortalecimento da democracia – A participação e a representação política de mulheres e pessoas negras são essenciais para a construção de uma sociedade mais equânime e democrática. A inclusão de vozes diversas nas esferas de decisão política contribui para aprimorar debates, ampliar as perspectivas de solução, ampliando significativamente as condições de promover direitos e melhorias na qualidade de vida de toda a população.
O Guia Eleitoral apresentado serve como uma ferramenta estratégica para organizar e implementar suas campanhas de maneira eficiente e em total conformidade com as leis vigentes e para enfrentar os desafios da representação feminina e negra na política.
Categoria
Educação e Pesquisa