Ministro Juscelino Filho recebeu convite, nesta quinta (27), do ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano
Em abril, os dois governos firmaram um acordo para estender a infraestrutura brasileira de internet por fibra ótica até a cidade colombiana de Leticia, na tríplice fronteira amazônica.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, confirmou nesta quinta-feira (27) participação na Cúpula Latinoamericana de Inteligência Artificial, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto em Cartagena, na Colômbia.
Juscelino recebeu o convite, por ligação, do ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano.
“A inteligência artificial é um dos temas discutidos no Grupo de Trabalho em Economia Digital, do G20. E temos avançado muito nessa discussão, de extrema importância no mundo atual. Vai ser uma imensa honra participar deste evento”, disse Juscelino.
A cúpula é organizada pelo governo colombiano e contará com a participação de diversos especialistas. O evento tem apoio da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), entidade vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Conectividade
Na ligação, o ministro das Comunicações informou ainda ao ministro Mauricio Lizcano, que a operação da Infovia 02 deve ser iniciada em breve.
Em abril, os dois governos firmaram um acordo para estender a infraestrutura brasileira de internet por fibra ótica até a cidade colombiana de Leticia, na tríplice fronteira amazônica, que também inclui o Peru.
A conectividade até a cidade colombiana vai chegar por meio de cabos de fibra ótica, lançados pelos rios amazônicos.
A Infovia 02 vai levar tráfego de alta velocidade a 13 municípios do interior do Amazonas. A interligação com o município de Leticia, na Colômbia, será feita por uma conexão que partirá da cidade de Tabatinga, que faz fronteira com a cidade colombiana.
Fonte: Ministério das Comunicações