Orzil News
Brasília, July 26, 2025 1:26 PM

Moradores do DF e entorno já podem procurar três agências dos Correios para buscar atendimento presencial do GOV.BR

  • #orzil
  • #noticias
  • #inclusao_social
  • #mgi
  • #transformacao_digital
  • #ministerio_da_gestao
  • #inclusao_digital
  • #governo_digital
  • #fies
  • #cidadania_digital
  • #gov_br
  • #enem
  • #correios
  • #meu_sus_digital
  • #servicos_publicos_digitais
  • #atendimento_humanizado
  • #brasil_conectado
  • #brasil_digital
  • #conta_gov_br
  • #inovacao_em_governo
  • #acessibilidade_digital
  • #alfabetizacao_digital
  • #atendimento_presencial
  • #meu_inss
  • #parceria_publica
  • #servicos_federais
  • #carteira_de_trabalho_digital
  • #carteira_digital_de_transito
  • #govtech_prize_2025
  • #servicos_estaduais
  • #servicos_municipais
  • #tecnologia_civica
Publicado em: 24/07/2025 17:07

Parceria do Ministério da Gestão com a empresa pública levará um piloto do programa Balcão GOV.BR para três agências.

As pessoas que moram no Distrito Federal (DF) e entorno terão acesso, a partir desta quinta-feira (24/7), ao atendimento presencial do GOV.BR em agências dos Correios. A iniciativa faz parte de uma ação piloto do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a empresa pública para ampliar o programa Balcão GOV.BR. Para iniciar esse projeto, que vai até o dia 5 de agosto, três unidades dos Correios foram selecionadas: Taguatinga (DF), Valparaíso (GO) e Planaltina de Goiás (GO).

“O Brasil avançou muito na transformação digital, mas esse processo só será completo se incluirmos todos os brasileiros, sem deixar ninguém para trás”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “Por isso, essa parceria com os Correios é muito importante, queremos aumentar a capilaridade do Balcão GOV.BR e seu atendimento humanizado a partir das agências”, complementou.

Ao procurar esse atendimento, é possível contar com a ajuda dos atendentes para:

Criar ou recuperar sua conta gov.br;

Obter ajuda sobre a segurança da conta

Receber orientações sobre como utilizar o aplicativo gov.br.

Entenda o programa
O Balcão GOV.BR consiste no atendimento presencial para pessoas que enfrentam dificuldades no uso do GOV.BR, como idosos, pessoas sem acesso à internet ou com baixa alfabetização digital. Recentemente, a iniciativa foi reconhecida internacionalmente no GovTech Prize 2025, recebendo o prêmio de melhor serviço governamental do mundo centrado no cidadão.

Atualmente, o programa já está disponível em dez estados, 64 municípios e já conta com 79 unidades de atendimento (já contando as três novas nos Correios). Para encontrar outras unidades do Balcão GOV.BR, acesse o portal de governo digital.

Abaixo, seguem os endereços das agências dos Correios que farão esse atendimento no DF e entorno:
– Taguatinga Centro – C 1 Lotes 9/10 Lojas 2/3
– Valparaíso de Goiás – Quadra 7 Área Especial A Lote s/n, Valparaiso I – Etapa A
– Planaltina de Goiás (GO) – Quadra 1 MR 6 Lote 17 Lojas 26 a 30 Galeria Central Leste – Setor Leste

Encontre a unidade do Balcão GOV.BR mais próxima de você: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/atendimento-gov.br/atendimento-presencial

GOV.BR

No momento, a plataforma do governo federal possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços digitais federais. Além disso, possibilita o acesso a outros mais de 8.700 serviços estaduais e municipais. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos