Representando o Governo do Brasil, o Ministério das Comunicações participou, na última quarta-feira (21), em Caiena, na Guiana Francesa, de um evento internacional que marcou a chegada de cabo submarino para viabilizar a primeira conexão digital direta entre a Guiana Francesa, a Europa e o Brasil.
A infraestrutura vai conectar Caiena, capital da Guiana Francesa, a uma rota internacional que tem no Brasil — em Fortaleza (CE) — um ponto estratégico de conexão com a Europa, por meio de Portugal. A nova ligação ampliará a resiliência e a capacidade de tráfego de dados, com impacto positivo sobre serviços digitais, inovação e integração regional.
Os diretores de Investimento e Inovação e de Projetos de Infraestrutura e Inclusão Digital, Leonardo Zago e Hugo Jácome, representaram o Ministério das Comunicações. A agenda internacional reuniu autoridades dos governos do Pará, da Guiana Francesa e do Suriname. Lideranças institucionais e do setor privado, incluindo representantes da EllaLink, do Banco Interamericano de Investimento (BID) e da Agence Française de Développement (AFD), também estiveram presentes.
“Esse projeto poderá viabilizar a ampliação da conectividade no Norte do Brasil, com potencial de beneficiar estados como Pará e Maranhão e de promover uma integração regional ainda mais robusta”, afirmou Zago.
O projeto do cabo submarino Lum@link conta com apoio e recursos do BID e da AFD. Além de fortalecer o corredor digital entre França (Guiana Francesa), Brasil e Europa, a iniciativa abre caminho para futuras expansões e novas interligações no território brasileiro, com potencial de conexão a estados como Pará e Maranhão.
Em outubro do ano passado, o Ministério das Comunicações recebeu, em Brasília, representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para debater iniciativas de investimento em infraestrutura de cabos submarinos nos estados do Pará e Maranhão.
A AFD apoia projetos como o que financiará um novo cabo de conectividade internacional, ligando o Pará à Europa, em parceria com o BID e com o apoio da Pasta, responsável pela condução de políticas voltadas à ampliação da infraestrutura de comunicações e à inclusão digital. O Ministério das Comunicações busca fortalecer a infraestrutura digital do estado do Pará, atrair empresas de tecnologia e impulsionar setores estratégicos, como saúde e educação.
O projeto parte de uma estrutura já existente entre Sines (Portugal) e Fortaleza (CE). Está em construção o trecho que se estenderá até a Guiana Francesa, com entrega prevista para 2026, ampliando a conectividade no litoral norte brasileiro.
Agenda na Guiana
Como parte da programação oficial, os participantes convidados visitaram, na quinta-feira (22), o Centre National d’Études Spatiales (CNES), em Kourou, na Guiana Francesa. A agenda foi voltada ao conhecimento de estruturas estratégicas de tecnologia e infraestrutura na região.
Fonte: Ministério das Comunicações






