Orzil News
Brasília, April 30, 2024 6:30 AM

Portal de Periódicos pode auxiliar gestão de Biblioteca da Presidência

Publicado em: 25/09/2021 17:09
Cláudia de Toledo, presidente da CAPES, recebeu representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, que pedem acesso ao conteúdo assinado

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, recebeu Girley Damasceno, Paulo Godoy e Kelly Martins, representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, nesta quarta-feira, 22 de setembro. Eles pedem acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos para ajudar na gestão da Biblioteca da Presidência da República.

“Assumimos o compromisso de colaborar, com o intuito de prover subsídios de alto nível para as tomadas de decisão da Presidência da República”, disse Cláudia de Toledo. “Queremos trazer outras perspectivas para o nosso trabalho e agradeço a parceria e a disponibilidade da CAPES em nos atender prontamente”, completou Damasceno, que é diretor de Gestão de Pessoas da Presidência da República.

As falas sucederam uma apresentação sobre a magnitude e relevância do acervo do Portal de Periódicos. São quase 50 mil periódicos e acesso a boa parte dos mais destacados em âmbito mundial. “Dos 10 maiores periódicos do mundo, o Portal de Periódicos oferece acesso a oito, mostrando que a CAPES está atenta às demandas da comunidade acadêmica para oferecer o melhor para os pesquisadores brasileiros”, disse Andréa Vieira, coordenadora do Portal.

Na ocasião, os visitantes  enfatizaram o porquê de pedir acesso ao conteúdo. “É importante para fontes de pesquisa atualizadas”, disse Godoy, coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Presidência da República. “Será de suma importância para os usuários da Biblioteca da Presidência da República, principalmente neste momento em que a biblioteca busca priorizar a modernização de seus serviços”, disse Martins, chefe de Divisão de Biblioteca e Acervo Digital da instituição.

Também participou do encontro Dárson Astorga, chefe de gabinete da presidência da CAPES.

Sobre a Biblioteca da Presidência da República
A Biblioteca da Presidência da República gerencia a preservação e a organização da memória institucional, a divulgação do acervo público dos ex-presidentes da República e a gestão do acervo bibliográfico da Presidência da República. É uma instituição centenária, fundada no governo de Wenceslau Brás (1914-1918).

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)
Imagem dentro da matéria: Equipe da Biblioteca da Presidência da República (do centro para a direita) pediu acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES (Foto: CCS/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(fonte: Redação CCS/CAPES