Orzil News
Brasília, May 20, 2024 9:49 AM

Programa da declaração do Imposto de Renda 2024 já está liberado

  • #serpro
  • #inovacao
  • #receita_federal
  • #impostoderenda
Publicado em: 13/03/2024 15:03
Acesso ao sistema foi antecipado e permite realizar a declaração pré-preenchida e também pode ser preenchida de forma online
Anúncio oficial da liberação do programa do IRPF 2024

Nesta terça-feira, 12 de março, a Receita Federal liberou o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024 e o contribuinte pode baixar a nova versão aqui. O fisco antecipou o acesso ao sistema que estava prometido para 15 de março, dia em que começa o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) deste ano e que vai até 31 de maio.

O Serpro, empresa de inteligência em tecnologia do governo que há décadas processa o IRPF, está acompanhando em tempo real o quantitativo de downloads baixados. Além disso, as equipes de operações da estatal estão dedicadas a manter a estabilidade e a performance do ambiente.

Passo a passo

O programa do IRPF 2024, desenvolvido e mantido pelo Serpro, pode ser baixado pelo link e o cidadão só precisa escolher a versão do sistema operacional para fazer o download. O sistema está disponível para as plataformas Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma. Após baixar o arquivo em seu computador, basta clicar na versão executável do programa (.exe), que vai estar na pasta de Download do seu computador e clicar em instalar quando o programa abrir.

Depois é só preencher os campos com as informações que você recebeu nos Informes de Rendimentos do seu trabalho, da sua previdência privada, do seu banco e de sua corretora nas abas pertinentes. Se preferir, pode fazer a declaração pré-preenchida, onde o sistema da receita completa tudo que tem a seu respeito na base de dados dela.

Além de poder baixar o programa gerador da declaração (PGD) neste link, o contribuinte pode também fazer a declaração pela internet pelo site da Receita Federal ou via smartphone ou tablet por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares com sistema operacional Android (Google) e iOS (Apple).

Fonte: Serpro.