– Foto: João Pedro Pereira/DPRJ
Brasília, 15/08/2024 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), promoveu uma série de atividades no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 13 e 14 de agosto, para celebrar a chegada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude ao estado.
No primeiro dia do encontro, cerca de 30 agentes territoriais, ativistas e lideranças comunitárias participaram da implementação do programa em uma reunião na Defensoria Pública do RJ. Na terça-feira (13), aproximadamente cem pessoas, entre autoridades do governo federal, acadêmicos, representantes de instituições parceiras e pessoas de referência dos locais de execução do programa assistiram à abertura do evento técnico-científico, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira.
Representando o MJSP, compuseram a mesa da solenidade Chegada aos Territórios do Pronasci Juventude: escuta e mobilização a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado; a secretaria de acesso à Justiça, Sheila Carvalho; a coordenadora do Pronasci Juventude baseada na Senad, Livia Casseres; e a coordenadora-geral do Pronasci, Tamires Sampaio.
Também participaram do momento Mayara Silva, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Lorena Dantas, do Ministério da Igualdade Racial; Valber Frutuoso e Ana Paula Guljor, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Fellipe Lugão e Marlon Soares, representando as juventudes dos territórios atendidos pelo projeto.
“O projeto é simbólico e reflete o entendimento do nosso papel de pensar as injustiças, sobretudo as raciais, ligadas à política de drogas. Estamos falando de crianças e adolescentes atingidos em suas casas e que têm seus futuros interrompidos pelos inúmeros obstáculos que enfrentam ao longo da vida. É essa a realidade que estamos olhando no Pronasci Juventude”, destacou a secretária da Senad, Marta Machado.
Já Livia Casseres, coordenadora do Pronasci Juventude, expressou o orgulho que sente ao notar o olhar inovador da política sobre a questão das drogas. “Estamos estabelecendo um novo paradigma que vai ficar marcado pela promoção da cidadania. O Pronasci Juventude busca prevenir as mortes violentas, a exploração do trabalho infantil pelo crime organizado e a questão do uso problemático de substâncias por adolescentes e jovens”, destacou.
A agenda ainda contou com outros momentos de interação, com visitas aos espaços de referência Redes da Maré, no Complexo da Maré, e o Educap – Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção, no Complexo do Alemão, para diálogos entre a equipe nacional do Pronasci Juventude e as equipes técnicas com agentes territoriais e lideranças comunitárias.
Pronasci na Bahia
Também será realizado evento de chegada do Pronasci Juventude à Bahia, para diálogo e mobilização das redes de garantia de direitos, das organizações comunitárias e das juventudes da capital baiana. Em Salvador, o evento ocorrerá no Museu de Arte da Bahia, em 19 de agosto, com mesmo perfil de público presente no Rio de Janeiro. As lideranças convidadas representarão os bairros Arenoso, Fazenda Coutos, Liberdade, Nordeste de Amaralina e Paripe.
Sobre o projeto
A implementação do programa nas cidades do Rio de Janeiro e de Salvador tornou-se possível a partir da construção conjunta de estratégias e metodologias próprias da prevenção no campo das políticas sobre drogas. Essas ações são fundamentadas nos impactos da letalidade violenta, do aprisionamento em massa de jovens negros e periféricos e da exploração do trabalho infantil pelas organizações criminosas que movimentam o mercado de drogas ilícitas nas duas cidades.
O programa, que tem investimento inicial de R$ 22 milhões, funciona por meio de parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Fiocruz. Ele permitirá o atendimento, a proteção social, a elevação da escolaridade, a formação profissionalizante e a inclusão produtiva de 1,5 mil jovens no Rio de Janeiro e de 500 em Salvador. Ainda neste ano, o Pronasci Juventude chegará ao Norte e ao Centro-Oeste do Brasil.