Encontro promovido Diretoria de Transferências e Parcerias da União apresentou a nova ferramenta, que centraliza informações sobre obras, normativos, estratégias como BIM-BR e dados do Novo PAC
Reunião Extraordinária – Rede de Parcerias/Novembro
Hoje (5/11), a Diretoria de Transferências e Parcerias da União, por meio da Rede de Parcerias, realizou mais uma edição da Reunião Extraordinária da Rede de Parcerias. O evento busca o envolvimento entre os atores dos entes federativos, em busca de aprimorar processos e melhoria contínua na gestão pública.
Com o compromisso de aprimorar a gestão e a transparência, a Rede de Parcerias se reuniu apresentar as mais recentes evoluções nas plataformas e ferramentas gerenciais, com destaque para a divulgação do novo Portal ObrasGov.Br. O encontro foi conduzido pelo Diretor Hugo Marques e contou com a participação da Secretária Adjunta de Gestão, Regina Lemos, além de gestores e técnicos da Rede de Parcerias e de diversos órgãos federais, estaduais e municipais.
Portal Obrasgov.br
A coordenadora-geral de Informações e Monitoramento de Obras, Giovanna Ferreira, iniciou a apresentação contextualizando a criação e a necessidade do novo Portal Obrasgov.br
“A gente trabalha de forma colaborativa. Tudo que que fazemos é com o intuito de que sejam ferramentas para o trabalho de vocês, que estão aí na ponta e executam a política pública,” afirmou Giovanna.
O Portal Obrasgov.br surge como uma ferramenta para concentrar informações de obras públicas, que antes ficavam dispersas. Ele vai além do papel do Obrasgov.br, enquanto sistema estruturante do governo federal. Por meio dele, é possível que o interessado acesse a normativos, determinações legais, estratégias (como a BIM-BR), projetos de referência dos ministérios (Saúde, Educação etc.) e informações sobre sustentabilidade e impacto ambiental de obras. Além disso, a ferramenta contribui com a transparência aprimoramento dos instrumentos de participação social, como o Plano Nacional de Governo Aberto.
A Secretária Adjunta Regina Lemos e o Diretor Hugo Marques reforçaram a importância da participação dos gestores no aprimoramento do novo Portal.
“A ideia desse portal novo, dessa construção desse site do Obrasgov.br, com todas essas ferramentas concentradas, é realmente otimizar o nível e a qualidade das informações que vocês, gestores, têm na ponta. E lembrando que toda essa construção depende de vocês. A gente precisa evoluir com a visão de vocês,” destacou o diretor Hugo Marques.
A secretária adjunta de Gestão e Inovação, Regina Lemos, fez um apelo à participação dos colaboradores da Rede de Parcerias: “Mexam! A gente está apresentando para vocês em primeira mão. O portal de obras vai refletir as obras que vocês executam com os recursos do Governo Federal.”
Novidades do Painel Gerencial
Na sequência, Felipe Rocca, da coordenação-geral de Informações e Monitoramento de Obras, detalhou as novas funcionalidades e evoluções nos Painéis Gerenciais.
“O Painel de Obras teve um importante ganho de visibilidade com a criação de um novo menu focado no Novo PAC. O menu Novo PAC possibilita visualizar no mapa e em tabelas apenas os instrumentos celebrados com recursos de origem do Novo PAC (discricionários e legais), mostrando georreferenciamento, valores empenhados e desembolsados”, explicou Felipe.
O painel permite ao gestor acompanhar a situação da obra, como suspensões (motivo e tempo), medição, execução física percentual (lançado no Módulo Obras) e exportar relatórios detalhados para Excel.
Outra novidade apresentada durante a reunião foram as atualizações no Painel de Análise de Propostas e Instrumentos. Foram incluídas novas visões para acompanhar o cadastro de planos de trabalho, o status de análise dos órgãos concedentes e os relatórios de gestão (por situação e tipo), auxiliando os gestores no acompanhamento do segundo ciclo de Emendas Especiais.
Fonte: Portal Transferegov





