Orzil News
Brasília, April 30, 2024 5:59 AM

A partir de 7 de julho começa o período eleitoral

Publicado em: 09/07/2018 14:07 | Atualizado em: 09/07/2018 14:07

A partir de 7 de julho começa o período eleitoral

Todos os órgãos do governo federal sofrerão impactos nas publicações institucionais de 7 de julho a 7 de outubro, podendo estender-se até o dia 28 de outubro, em caso de segundo turno

Moderacao Período Eleitoral Portal.jpg

por Comunicação Institucional do Serpro — 06 de julho de 2018

No dia 7 de julho começa o período eleitoral. Em todos os órgão de governo, diversas ações sofrerão impactos com o objetivo de disciplinar a publicidade dessas instituições, deixando-as em conformidade com a legislação eleitoral. A medida pretende evitar ações judiciais e sanções eleitorais, civis, administrativas e penais e está sendo coordenada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que publicou a Instrução Normativa (IN 01/2018) com orientações para o período.

O Serpro vai adaptar, por cautela, os espaço para comentários dos seus canais externos de comunicação para cumprir a legislação eleitoral. Serão moderados e até mesmo excluídos os comentários de cunho eleitoral, que contenham termos que possam caracterizar propaganda eleitoral, tais como divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, além de palavras-chaves como eleições, segundo turno ou outras expressões dessa natureza.

Para esclarecer dúvidas a respeito das permissões e vedações aos agentes públicos do governo no período eleitoral, acesse a página de “Perguntas e Respostas” da Secom da Presidência da República. Os impactos acontecem até o dia 7 de outubro, podendo estender-se até o dia 28 de outubro, em caso de segundo turno.