Duarte Jr. apresentou substitutivo à proposta
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite que os contratos de associações de pessoas com deficiência com a administração pública incluam indivíduos sem deficiência.
Conforme a proposta, esses indivíduos vão exercer funções de apoio e assistência às pessoas com deficiência encarregadas da execução dos contratos.
O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Duarte Jr (PSB-MA), ao PL 3131/23, da deputada Rosângela Moro (União-SP). O texto altera a Lei de Licitações e Contratos. A lei permite que órgãos públicos contratem associações de pessoas com deficiência, com dispensa de licitação, para executarem algum serviço.
Rosângela Moro afirma que o objetivo da nova regra é tornar mais célere o processo de contratação dessas associações.
Novo texto
O substitutivo acrescenta dois pontos à proposta: 1) estabelece que as associações devem comprovar a necessidade de contratação de pessoal de apoio para atender às demandas das pessoas com deficiência envolvidas no contrato; 2) determina que as pessoas sem deficiência contratadas devem possuir as qualificações para a função.
O projeto tramita em caráter conclusivo será analisado agora nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Fonte: Agência Câmara de Notícias