Seminários começam em janeiro e devem chegar a municípios de todas as regiões do Brasil.
De janeiro a novembro deste ano, a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI) promoverá a Jornada da Governança Municipal para os municípios das cinco regiões do país. Os seminários, que ocorrerão de forma remota, têm o objetivo de auxiliar os municípios a aplicarem o Modelo de Governança e Gestão Pública – o Gestaopublicagov.br – e colaborar para a modernização da gestão pública local baseada em práticas de eficiência e transparência. Essa é uma estratégia da Rede de Parcerias, atendendo ao eixo de melhoria da gestão das parcerias da União operacionalizadas no âmbito das Transferências, Obras, Compras e Gestão e Inovação.
Os gestores de municípios que participarem da jornada terão a oportunidade de se qualificarem com base em uma cultura de melhoria contínua, com foco no atendimento das necessidades e expectativas do cidadão. A estimativa é de que, de janeiro a novembro de 2026, cerca de 5 mil municípios participem da jornada. Eles receberão apoio técnico para implantação do modelo e terão prioridade nas próximas turmas de capacitação.
Segundo Esaú Sirqueira, líder do Projeto de Implantação do Modelo de Governança e Gestão Pública, “a jornada foi pensada para potencializar os níveis de eficiência na gestão dos municípios e aumentar a sua capacidade de geração de valor a partir de práticas de excelência”, explica.
Para participar, os municípios devem acompanhar o calendário da jornada por região e indicar um gestor para participar da formação. E em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Primeira etapa da jornada será para municípios da Região Norte
A primeira etapa da Jornada da Governança Municipal está prevista para 28 de janeiro de 2026 e será para municípios da região Norte, sendo que o prazo para indicar o/a gestor(a) que irá participar vai até o dia 23 de janeiro. A indicação deve ser feita a partir do preenchimento do formulário disponível, acesse aqui.
As demais etapas serão divulgadas aqui no portal.
Principais objetivos da Jornada da Governança Municipal:
Qualificar para Transferências da União: Melhorar a capacidade técnica municipal, que é essencial para a elegibilidade e recebimento de recursos federais discricionários via Transferegov.br.
Promover o Autoconhecimento Institucional: Incentivar gestores a realizarem ciclos contínuos de autoavaliação (a cada 2 anos) para identificar falhas e pontos de melhoria.
Mitigar Desperdícios: Reduzir o alto índice de devolução de recursos para a União através da adoção de metodologias padronizadas de governança e planejamento estratégico.
Fortalecer a Integridade e Transparência: Consolidar pilares de governança baseados em liderança, estratégia e controle, visando uma gestão pública íntegra, inovadora e transparente.
Capacitação de Novos Gestores: Orientar prefeitos, secretários e equipes técnicas sobre as novas diretrizes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, focando em resultados efetivos para o cidadão.
Benefícios para quem participa da jornada:
- Prioridade para participação nas capacitações;
- Apoio técnico para aplicação do modelo;
- Acesso a ferramentas gratuitas;
- Foco em eficiência nos processos;
- Ciclos de melhoria contínua;
- Governança e gestão pública de qualidade.
Recursos de Apoio
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza diversos recursos para auxiliar os municípios, incluindo:
Guias e Manuais: Documentação técnica e metodológica detalhada está disponível no Portal Transferegov.br para orientar a aplicação do modelo.
Sistema Online: Uma plataforma gratuita é oferecida para que as instituições possam aplicar o modelo e gerenciar seus dados.
Suporte e Treinamento: Canais de contato para treinamento e apoio na implementação do modelo são disponibilizados.
Sobre o Gestaopublicagov.br
O Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestaopublicagov.br) tem como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.
O projeto está vinculado à Rede de Parcerias (saiba mais sobre a Rede aqui).
Fonte: transferegov







