Objetivo é refletir sobre o papel dos gestores escolares dos anos finais do ensino fundamental na construção de escolas mais inclusivas para as adolescências. Aula inaugural será dia 3 de julho pelo YouTube do MEC.
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá, no dia 3 de julho, na Universidade Fronteira do Sul (UFSF), em Chapecó (PR), a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Escolares na Perspectiva da Educação em Tempo Integral: Adolescências em Diálogo. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, às 19h (horário de Brasília).
O objetivo do encontro é marcar o início da formação e fazer a acolhida institucional dos participantes. Na ocasião, será apresentado o conteúdo programático do curso e feita uma reflexão sobre o papel dos gestores escolares na construção e no fortalecimento de escolas mais inclusivas e sensíveis às múltiplas dimensões das adolescências.
A programação contará com uma abordagem sobre as políticas de tempo integral e o Programa Escola das Adolescências, e uma mesa de discussões com especialistas e profissionais da educação, que aprofundarão o debate sobre os principais elementos do curso.
Na aula, serão abordados temas como as características de desenvolvimento das adolescências; os desafios e as potências das escolas em tempo integral no acolhimento dos adolescentes; e o papel e práticas de gestão escolar comprometidas com a equidade, a escuta e a atenção aos sujeitos adolescentes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação