Iniciado no início de junho, MobGov é uma evolução do Táxigov e já conta com 44 órgãos ativos na plataforma e cerca de 29 mil usuários cadastrados.
O MobGov, nova solução de transporte terrestre administrativo de servidores federais oferecida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), começou a operar no início de junho e já alcança 44 órgãos ativos na plataforma. O serviço é uma evolução do Táxigov e a migração para o novo sistema alcançou um índice de 95,83% de adesão, com cerca de 29 mil usuários cadastrados durante a primeira fase de implantação. Entre os órgãos com maior número de usuários estão o Ministério da Saúde (MS), o Exército Brasileiro (EB), o Ministério da Educação (MEC) e a Advocacia-Geral da União (AGU).
O MobGov possui abrangência nacional e reúne em uma única plataforma várias empresas disponíveis para oferecer transporte terrestre em todo o país. O usuário pode solicitar o serviço em qualquer lugar que esteja desempenhando suas atividades funcionais, independentemente da cidade onde está localizado seu órgão de lotação.
Outro diferencial é que o processo de solicitação pelo MobGov é simplificado e ocorre por meio de uma interface digital intuitiva. A plataforma fornece informações como preços das corridas e tempo estimado da viagem, facilitando a escolha do prestador pelo usuário. Além disso, facilita o gerenciamento, em tempo real, das solicitações de transporte e dos gastos no aplicativo.
“O MobGov surge como uma resposta estratégica às oportunidades de melhoria identificadas no antigo sistema Táxigov. Com um crescimento expressivo na efetividade das corridas, a solução demonstra seu potencial em garantir o melhor custo-benefício, promovendo uma experiência mais eficiente e confiável para os órgãos públicos, com suporte ativo da Central de Compras e foco contínuo na evolução do serviço prestado”, disse Marfisa Castro, diretora substituta da Central de Compras.
Como funciona
Cada órgão ou unidade administrativa cadastra servidores e servidoras habilitados para utilizar o serviço. Após o cadastro, o usuário ou usuária deve baixar o aplicativo MobGov, disponível tanto na versão web quanto para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.
Já na plataforma integradora, o usuário ou usuária indica a origem e o destino de seu deslocamento e inclui a justificativa da viagem. Ao fazer isso, o sistema traz a cotação de todas as empresas credenciadas que possuem disponibilidade de atendimento para aquele local e horário, apresentando o valor da corrida e tempo estimado de início do serviço. O usuário ou usuária seleciona a empresa com a cotação mais vantajosa naquele momento e então solicita a corrida.
Após a solicitação, o processo segue o fluxo tradicional dos serviços de transporte: o motorista se desloca até o usuário e a corrida tem início. Todo o trajeto é registrado no sistema, permitindo ser auditado posteriormente.
Para maior praticidade, não será necessário utilizar aplicativos ou acessar sites de empresas credenciadas, pois todo o processo ocorre exclusivamente na plataforma integrada, do início ao fim.
Novas adesões
O MobGov é uma solução que atende órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Finalizada a etapa de migração dos órgãos que já utilizavam o TáxiGov por meio do contrato do Centro de Serviços Compartilhados da Central de Compras do MGI, será facultada a adesão aos demais órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que usam ou já utilizaram o Táxigov por meio de outros contratos.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos