O objetivo da reunião foi apresentar a “Constelação de Satélites IRIS²”, mais uma opção de conectividade satelital para o país
Membros da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, reuniram-se nesta sexta-feira (28) com representantes da Diretoria da Indústria de Defesa e Espaço da União Europeia para conhecer a Constelação de Satélites IRIS². A sigla significa Infraestrutura para Resiliência, Interconectividade e Segurança por Satélite e oferece serviços de comunicação seguros e de alta velocidade.
A nova constelação multiorbital, composta por 290 satélites, combinará os benefícios dos satélites de Órbita Terrestre Média (MEO) e Órbita Terrestre Baixa (LEO). O sistema já fornece serviços de conectividade segura para a União Europeia e busca expandir sua atuação para países estratégicos fora do bloco. Além disso, oferece banda larga de alta velocidade para autoridades governamentais e empresas privadas, garantindo conexão em locais sem acesso à internet.
Embora a implantação completa da constelação esteja prevista para 2030, os membros do consórcio utilizarão suas infraestruturas existentes e instalações individuais para iniciar a prestação de serviços como parte do programa a partir do próximo ano.
Mais detalhes ainda serão discutidos entre o MCom e a DG DEFIS. A iniciativa apresentada na reunião representa uma nova opção de conectividade satelital, com o objetivo de ampliar o acesso à internet em áreas isoladas e impulsionar o desenvolvimento digital no país.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: [email protected] | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628 Fonte:Ministério das Comunicações