Orzil News
Brasília, April 30, 2024 6:48 AM

Projeto de realidade virtual é lançado no Rio de Janeiro

Publicado em: 03/04/2018 13:04 | Atualizado em: 03/04/2018 13:04

Projeto de realidade virtual é lançado no Rio de Janeiro

Terça-feira, 03 de abril de 2018

A TV Escola lança nesta terça, 3, seu primeiro projeto de realidade virtual, no estande do RioContentMarket, evento que acontece entre os dias 3 e 8, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. Desenvolvida durante um ano pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) e alguns parceiros, o projeto piloto foi construído com uma experiência virtual imersiva na cidade do Rio de Janeiro.

A plataforma, um aplicativo que roda junto ao celular e aos óculos de realidade virtual, tem navegação com ponto focal e passeia pela cidade através de cinco pontos históricos: Cristo Redentor, Praça Mauá – incluindo uma visão completa do painel do artista Kobra e o Museu do Amanhã –, Lapa, Quinta da Boa Vista e Praça Quinze, até a Ilha Fiscal.

O objetivo da TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação, é criar um aplicativo que permite a experiência de um passeio virtual pelas cidades brasileiras, com imagens reais e áudio explicativo sobre os locais, suas histórias, a importância geográfica, dados arquitetônicos e fontes de conhecimento que interajam com o currículo escolar.  “É uma experiência educativa, divertida, inclusiva e que integra a característica multidisciplinar da educação”, explica Caio Leboutte, diretor de tecnologia da Acerp/TV Escola.

A viagem virtual ao Cristo Redentor leva o usuário à porta do trem do Corcovado e o conduz dentro do vagão até a chegada à estátua. A partir desse marco do Rio, ele poderá visitar outros pontos, como o Maracanã, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jóquei Clube, a Baía da Guanabara e a orla de Copacabana. Já no centro da cidade, o trajeto permite a vivência virtual de um passeio no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), durante a visita à Praça Mauá.

Projeto – O Rio de Janeiro é somente um ponto de partida, e o programa não conta com o patrocínio da prefeitura. A ideia é que, a partir desse piloto, secretarias de educação de prefeituras e estados comprem o projeto, busquem financiamento do MEC para adquirir óculos e celulares preconizados e criem bibliotecas virtuais nas escolas.

O projeto, que neste momento tem como foco as escolas públicas de todo o Brasil, abraça a questão da acessibilidade. O aplicativo foi construído também na versão em libras para as crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva, oferecendo a esse grupo, que compõe 2,5 milhões de brasileiros com surdez severa e profunda, uma experiência virtual completa. A plataforma está preparada para suportar conteúdos educativos de realidade virtual de várias cidades e estados.

“A melhor forma de aprender é através da vivência”, avalia Leboutte, reforçando a meta da TV Escola de oferecer visitas virtuais a diversas outas localidades do país. “Como nem todas pessoas podem viajar pelo Brasil, o objetivo é oferecer essas experiências de forma virtual”.

Assessoria de Comunicação Social

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Análise de Notas Fiscais e Tributação

Curso Prático: confere ênfase às normas de tributação e à Nota Fiscal Eletrônica – NF-e de mercadorias e serviços. Emissão de DANFE e regras do SPED na nova concepção de documentação fiscal. Aprofunda os conceitos, análises e aplicações de tributos e contribuições sociais e suas respectivas retenções (IR / PIS / COFINS / CSLL / ISS / INSS). Trabalha também a aplicação das novas regras da desoneração da folha de pagamento.

09 e 10 de abril de 2018 / Brasília – DF