Iniciativa de integração federativa cresceu mais de 1150% desde 2023 e hoje já alcança mais de duas mil cidades.
Em pouco mais de dois anos, a Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) cresceu de 160 municípios, em dezembro de 2022, para mais de duas mil cidades participantes em todo o país, em julho de 2025, e o número continua crescendo. Impulsionada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Rede GOV.BR tem como objetivo ampliar, nos estados e municípios, o acesso da população aos serviços públicos digitais e levar a transformação digital a todos os brasileiros, com foco em eficiência, inovação e cidadania.
Presente em todos os estados brasileiros, a Rede promove a cooperação entre os entes federados e viabiliza o uso de soluções tecnológicas como a Assinatura Eletrônica e o Login do GOV.BR, além de capacitar servidores e fomentar o compartilhamento de boas práticas. Com isso, já alcança cerca de 135 milhões de pessoas e contribui diretamente para a modernização da administração pública.
Para o secretário de Governo Digital (SGD/MGI), Rogério Mascarenhas, o avanço da Rede GOV.BR reflete o compromisso do governo federal com a transformação digital nos territórios. “Esse número representa o esforço do governo em se aproximar da gestão municipal para colaborar com esses entes na transformação digital de seus serviços. Estamos usando a Rede GOV.BR para impulsionar a Estratégia Nacional de Governo Digital. Nosso intuito é trabalhar em conjunto com os estados e municípios para ampliar e simplificar o acesso das pessoas aos serviços públicos digitais”, explicou.
Soluções e suporte para a transformação digital
A Rede GOV.BR oferece suporte técnico e institucional para que estados e municípios possam avançar em suas estratégias de governo digital. Entre as soluções ofertadas estão:
- Apoio metodológico para transformação digital de serviços públicos;
- Plataformas digitais com autenticação única de usuários;
- Programa de Desenvolvimento de Capacidades para servidores públicos;
- Compartilhamento de soluções para desafios comuns da gestão pública;
- Modelo de Custos para medir o impacto econômico da digitalização;
- Apoio à captação de recursos junto a agentes de fomento nacionais e internacionais.
Cabe à Rede GOV.BR integrar e coordenar iniciativas comuns de transformação digital no setor público, promover o reuso de soluções tecnológicas, reduzir custos e ampliar a agilidade na prestação de serviços públicos.
A iniciativa também estimula a aproximação do Estado com o cidadão, priorizando serviços digitais de maior interesse social e promovendo programas de formação continuada em governo digital.
Integração entre União, estados e municípios
De natureza colaborativa, a Rede GOV.BR é composta por estados, municípios e o Distrito Federal, mediante assinatura de Termo de Adesão pelos governadores do estado ou pelos prefeitos nos municípios.
A iniciativa está vinculada à Estratégia de Governo Digital da Administração Pública Federal. Ao aderirem, os entes assumem compromissos com diretrizes federais voltadas à digitalização dos serviços públicos e à simplificação do atendimento ao cidadão.
A meta do MGI é seguir ampliando a adesão dos entes federativos, consolidando a transformação digital como uma política de Estado e garantindo que nenhum município fique para trás.
Saiba mais sobre a Rede GOV.BR
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos