Em encontro realizado com coordenadores dos Elos da Rede de Parcerias, equipe da Diretoria de Transferência e Parcerias da União teve como foco mapear as demandas e necessidades de estados e municípios para o ano de 2025.
No dia 27/01, a Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR) promoveu a primeira reunião anual de planejamento da Rede de Parcerias. Com foco em alinhar as demandas dos estados e municípios, a diretora Regina Lemos se reuniu com os coordenadores em uma tarde de muita troca.
Durante a reunião, Regina Lemos ressaltou a importância do trabalho em rede. “O atendimento é territorial, por isso é importante atender não apenas ao estado, mas também aos municípios e órgãos de controle. Desse modo, a reunião de planejamento e o nosso trabalho é conjunto e territorial”, pontuou a diretora.
Produtos disponíveis
Este ano, com a chegada de novos gestores, esse planejamento é ainda mais importante. É fundamental a apresentação de todo o “cardápio” de serviços oferecidos pela Rede de Parcerias. Assim, os coordenadores podem se atualizar sobre o cenário atual da Rede, no que tange a capacitação de multiplicadores.
“As pessoas capacitadas serão multiplicadoras. É possível promover a capacitação em modelo conjunto com outro colaborador, ou de forma individual, bem como no formato on-line ou presencial. É importante ressaltar que quem o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços públicos (MGI) capacita, vira multiplicador”, informou a diretora Regina Lemos.
Nessa proposta de multiplicar o conhecimento, não só o estado e município ganham, mas também o multiplicador, que passará por uma trilha de conhecimento, além de formação nos módulos A, B e C, painéis, fundo a fundo, especiais e outros módulos.
De acordo com Regina, “para o multiplicador, o principal ganho é se tornar uma mão de obra qualificada. Isso permite uma estabilidade de conhecimento capaz de se perpetuar em diversas gestões”.
Cabe ressaltar que a formação de multiplicadores vem acompanhada de todo o suporte da equipe da DTPAR, por meio de ambiente de treinamento, disponibilidade de material, além de uma etapa importante sobre a didática para ministrar as aulas, e como lidar com a insegurança do início.
Demandas
Atualmente, comunicação e transparência estão entre um dos grandes eixos de atuação da Rede, e isso inclui não apenas aquilo que o Ministério da Gestão apresenta, enquanto órgão de gestão e inovação, mas também as demandas trazidas e apresentadas pelos coordenadores.
Assim, tudo aquilo que precisa comunicar e ser comunicado tem o apoio da Rede. Seja por meio de um webinar, com temáticas demandadas, seja um evento produzido pelo estado e município com a presença da equipe DTPAR, seja um evento produzido pela Diretoria, como é o caso do Fórum Nacional de Transferências da União.
Um exemplo disso é o webinar Bem-vindo à Rede, gestor e gestora municipal, que foi uma demanda dos coordenadores e que vai acontecer no dia 31 de janeiro.
“Para programar a presença da equipe, é necessário saber as temáticas e os eventos que serão realizados pelos estados e municípios. Por isso a relevância de planejar com antecedência, para que todas as demandas sejam atendidas pela equipe”, frisou Regina.
Gestãopublicagov
Carro-chefe do Ministério da Gestão, o Gestãopublicagov.br é um instrumento de governança e gestão que traz uma série de critérios, perguntas e boas práticas, que devem ser analisadas por um comitê. De acordo com a análise, é gerado um relatório de melhoria e uma pontuação. A partir dessa pontuação, nos casos em que seja igual ou superior a 50%, há uma certificação.
Esse instrumento é uma oportunidade de mapeamento e melhoria, principalmente para os gestores que estão chegando. Eles poderão mapear o cenário, quando da posse, para que, daqui a dois anos, possam fazer o comparativo e mostrar para a sociedade a evolução do município. Desse modo, é possível verificar, de forma objetiva, aquilo que o município precisa, o que pode melhorar, bem como mensurar aquilo que foi entregue.
“O suporte que a DTPAR dá aos gestores é completa: a gente faz o modelo, o guia, tem o sistema, a gente capacita e auxilia nas dúvidas, além de auxiliar na implementação do modelo. A ferramenta ajuda, de forma objetiva, a verificar as demandas da gestão, por meio de um plano de melhorias”, explica a diretora.
Os coordenadores da rede agora terão um tempo para se reunirem com os demais coordenadores, dos outros elos do seu território, e, assim, em conjunto, apresentar a demanda para a DTPAR. Dessa forma, mais entregas de forma colaborativa serão entregues pela Rede de Parcerias para a sociedade.
Fonte: transferegov.