Orzil News
Brasília, April 30, 2024 1:05 AM

Secretaria de Política Econômica apresenta balanço da conjuntura econômica do país

Publicado em: 22/03/2019 12:03 | Atualizado em: 22/03/2019 12:03

Evolução da massa salarial, verificada em fevereiro de 2019, explica parte da melhoria da arrecadação das Receitas Federais

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia participou nesta quinta-feira (21) da apresentação dos resultados de arrecadação das receitas federais para o mês de fevereiro de 2019, que teve um acréscimo real (IPCA) de 5,36%, totalizando o valor de R$ 115,062 bilhões. Após o anúncio feito pela equipe técnica da Receita Federal, o subsecretário de Política Fiscal da SPE, Marco Antônio Cavalcanti, e o coordenador de Política Fiscal da SPE, Bernardo Schettini, divulgaram uma análise da conjuntura econômica do país, dentro do contexto da arrecadação.

De acordo com Cavalcanti, a economia brasileira está em processo gradativo de recuperação, mas com o setor produtivo ainda atuando em compasso de espera. “A evolução da massa salarial explica, em parte, o aumento verificado na arrecadação de imposto de renda no mês de fevereiro”, analisou. O subsecretário informou também que o aumento da arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está relacionado à expansão do crédito, sobretudo para as famílias. “Para as empresas, o aumento do crédito não foi tão significativo, indicando que as corporações ainda estão aguardando para investir”, explicou. cursos especiais+

Cavalcanti destacou que, desde o fim do terceiro trimestre de 2018, após o resultado das eleições, os indicadores de confiança do país começaram a mostrar recuperação. “No ano passado, diversos fatores derrubaram a confiança, como a greve dos caminhoneiros, a crise na Argentina, as incertezas em torno das eleições presidenciais, além da grave restrição fiscal do país”, observou.

Para o subsecretário, no atual contexto, com a superação das incertezas em torno da tramitação da Nova Previdência no Congresso Nacional, os índices de confiança deverão aumentar, gerando um ciclo virtuoso. “A produção automotiva já demonstra recuperação, a inflação está sob controle e as taxas de juros do país estão baixas. O mercado de trabalho também vem se recuperando, inclusive com a reversão do quadro de destruição de empregos formais ocorrida entre 2015 e 2016”, frisou.

Prisma Fiscal

Ainda na apresentação, o coordenador Benardo Schettini destacou que a Secretaria de Política Econômica produz o Prisma Fiscal – material que oferece, entre outros produtos, uma robusta compilação da visão dos analistas de mercado acerca da trajetória esperada da arrecadação federal. “O Prisma tem mais de 100 entidades cadastradas e conta com a contribuição de cerca de 70 analistas de mercado”, ressaltou, lembrando que a arrecadação de fevereiro de 2019, prevista pelos analistas de mercado, ficou muito próxima da arrecadação efetiva. “O site do Prisma mostra boas previsões”, finalizou.

Leia mais: Receita Federal arrecadou R$ 115.062 milhões em fevereiro

[show_course id=”793, 807, 796″]