O secretário de Orçamento Federal (SOF), Clayton Luiz Montes, participou nesta segunda-feira da abertura da 3ª Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas da Abop (Associação Brasileira de Orçamento Público), que ocorre de 20 a 24 de outubro, em Brasília.
Em sua fala, o secretário ressaltou a importância da formação continuada para a qualificação dos servidores e para o aprofundamento do debate sobre as finanças públicas. Ele destacou a parceria histórica entre a SOF e a Abop, desde sua criação, em 1974, como crucial para a disseminação de conhecimentos orçamentários a um maior número de servidores públicos em todo o país.
Montes abordou o contexto fiscal, mencionando os 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e suas atualizações, além das metas de resultados primários. Para ele, o tema é fundamental para o desenvolvimento nacional:
“A discussão orçamentária nos permite ter um assento em conversas cruciais sobre as políticas públicas e os rumos do País,” afirmou o Montes.
Tecnologia, Produtividade e Transparência
O secretário Clayton Luiz Montes dedicou parte de sua apresentação ao tema da tecnologia na gestão pública. Ele enfatizou as ferramentas e os dados que a SOF disponibiliza, como painéis informativos, que permitem a servidores e gestores realizar consultas e estudos detalhados. Segundo ele, esses recursos são essenciais para embasar a tomada de decisão, o controle de gastos e a busca por mais eficiência.
O secretário incentivou os participantes a adotarem a inovação em suas rotinas de trabalho:
“A inserção da tecnologia tem impulsionado a produtividade. Por isso, recomendo fortemente que explorem as ferramentas disponíveis, incorporando a inteligência artificial ao trabalho. A busca por eficiência e a melhoria da qualidade do gasto público são, hoje, necessidades inadiáveis,” disse.
Ao finalizar, Montes reforçou o compromisso da SOF com o apoio técnico aos profissionais da área. “A SOF fornece ferramentas para aprimorar o desempenho de vocês, garantindo o aumento da produtividade na área de orçamento, o que se complementa perfeitamente com o conhecimento oferecido em eventos de aperfeiçoamento, como este promovido pela Abop.”
Fonte: Ministério do Planejamento e Orçamento