Prezados usuários do sistema Contratos Gov.br,
A Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que, a partir desta terça-feira, 16 de dezembro de 2025, está disponibilizada a funcionalidade Alterar Documento Hábil (Alterar DH) no módulo Gestão Financeira do sistema Contratos gov.br.
Essa funcionalidade permite que, após o envio de uma apropriação ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), seja possível realizar a inclusão de novos itens no documento hábil. Itens já enviados para o Siafi não poderão ser alterados.
A inclusão de novos itens é permitida para documentos hábeis na situação “Siafi Apropriado” nas abas:
Principal com Orçamento (PCO)
Dedução
Dados de Pagamento
Centro de Custo – quando houver a inclusão de um novo item na aba Principal com Orçamento (PCO) em uma situação que afeta custo ou quando houver novo item na aba Dedução com acréscimos de juros, multa, encargos ou outros.
Atenção: Com a nova funcionalidade, fica disponível a opção de não enviar dados de pagamento. Para isso o usuário deve selecionar a opção “não” no campo Enviar Dados de Pagamento e salvar a opção clicando em “Salvar Dados de Pagamento”.
Essa opção não se aplica às apropriações de instrumento de cobrança provenientes de operações de crédito Antecipagov, nas quais o envio do domicílio bancário não pode ser alterado.
Como acessar:
No sistema Contratos gov.br acesse o módulo Gestão financeira > Apropriação > Instrumento de Cobrança > Buscar o Instrumento de Cobrança na situação Siafi Apropriado > Clicar no ícone “Apropriações” > Entrar no documento apropriado > Clicar no ícone “Alterar DH”. Em seguida, em “Adicionar Alteração de DH” e incluir os novos itens no documento já apropriado.
Para esclarecimentos ou suporte, a Central de Atendimento do MGI está disponível pelo Portal de Serviços ou pelo telefone 0800 978 9001 (opção 5), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.





